Surf Camp na praia do Aterro em Leça da Palmeira - Matosinhos?

Praia do Aterro

O professor José Hermano Saraiva, disse num dos seus programas que muitas das vezes não é a construção de grandes meios que vai fazer por si só o desenvolvimento de uma região, mas sim a imaginação das pessoas para aproveitar os meios existentes…

Faço esta pequena introdução como reflexão às recentes notícias publicadas em jornais sobre o aproveitamento turístico da praia do aterro em Matosinhos - Leça da Palmeira perto da refinaria da Petrogal.

"10 milhões de euros para renovar a orla marítima." É um dos títulos de reportagem.
O projecto prevê a construção de infra-estruturas para os surfistas, tipo "surf camp" com todos os equipamentos normais como num parque de campismo e áreas destinadas a alojamento em "bungalows". Contudo isto é uma proposta da autarquia que está incluída nas alterações da Orla Costeira (POOC) Caminha-Espinho e que ainda não recebeu um parecer favorável, segundo diz numa das reportagens que li.


Achei engraçado foi a observação de que a proposta da autarquia salvaguarda ainda a zona de dunas da praia do Aterro!...

Bom, só mesmo para quem não é natural de Leça da Palmeira e não sabe. É que a praia do Aterro tem este nome porque realmente as dunas que a constituíam foram mesmo aterradas com entulho das obras de construção do porto de Leixões e da Petrogal (antiga Sacor). E mais tarde já na minha geração com muito e muito e muito lixo. Agora o lixo já não é depositado felizmente. Recentemente foi construída no local uma ETAR...
Antes destes crimes ambientais era uma praia com dunas e com um extenso pinheiral.

Mas está bem, fica bem chamar ao aterro zona com dunas... Seja como for estou contente por se gastar dinheiro a tentar compor o mal que se fez anteriormente do que a esbanjar em betão. E como o professor disse, nada como imaginação para aproveitar os meios existentes e agora digo eu, serve também este exemplo para provar que são sempre as gerações futuras a pagar os erros das anteriores.

Link´s para consulta sobre o assunto:

SurfTotal

OndaSurf

Jornal de Notícias

Instituto da água "Plano costeiro da orla marítima Espinho - Caminha"

 

publicado por Abrasar às 14:25
favorito | |  O que é?
sinto-me: