Enduro às Clarinhas de Fão

Enduro às Clarinhas de Fão, album de fotos clicar AQUI.

 

As férias continuam e o Fininho combinou novamente com os amigos para dar mais uma volta de BTT. Desta vez eu pedi se podia ir mais um amigo "cota". Formou-se assim o maior grupo de amigos destes últimos passeios de Verão. Fomos sete, três juvenis (Alex, Pedras e Fininho), dois cadetes (Ronca e Regos) e dois cotas, eu (Ferramentas) e o Araújo ainda sem nik-name e que se revelou um grande companheiro com a sua jovialidade apesar das suas 56 Primaveras brincando muito com os jovens de tal forma, que os mesmos pediram para ele participar novamente em outro passeio a combinar.  

 

Por minha causa, desta vez o passeio só se podia fazer da parte da tarde tendo ficado combinado partir às 13h00 de Leça do Balio no dia 24 de Agosto. O objectivo era o de seguir até Vila do Conde pela estrada nacional N13 e depois seguir por caminhos de terra do tempo em que organizei o Enduro dos Farois (também em Agosto 2006, lembram-se?) com mais uns amigos e que básicamente seguem quase sempre ao lado da auto estrada A28, até Fão e regressar pela estrada nacional N13.

 

Apesar de ser um circuito completamente plano é contudo duro por motivo de ser saturante ao obrigar o constante pedalar e em particular neste dia tinhamos vento contra. Não deixa contudo de ser agradável por motivo de passar por locais interessantes como por exemplo o aqueduto de Vila do Conde que nos acompanha até Beiriz. Seguidamente apanhamos uma zona de estufas de produção de legumes com estradões a convidar o pedalar forte.

 

Já na zona da Estela é sempre curioso ver a exploração mineira do mineral Caulino, zona de certeza desconhecida da maioria das pessoas e graças a estas aventuras de bicicletas a permitirem a todos nós termos um verdadeiro contacto com esta realidade da nossa terra.

 

Continuamos sempre em diversão caracteristica dos jovens... E verdade se diga dos menos jovens também... Mas quem venceu em brincadeira é o sempre campeão desta modadlidade o Pedras, atingindo a sua maior pontuação hoje ao comer espigas de milho, para grande espanto dos restantes jovens... :D

 

Era objectivo tomar um banho nas águas do rio Cávado na praia fluvial Barco do Lago... Mas algumas nuvens e o vento um bocado frio cortou as nossas vontades e cansados pelo desgaste dos trilhos, ansiavamos era comer as Clarinhas de Fão, um doce regional de Fão essencialmente feito com doce de Gila envolto numa massa frita e polvilada com açucar. Parece simples mas dizem os entendidos que tem os seus grandes segredos. A verdade é que nenhum de nós resistiu, nem mesmo quem não tinha dinheiro viu-se obrigado a cravar os companheiros para saborear tal petisco que juntamente com alguma bebida ao gosto de cada um, nos revitalizou a alma e nos deu força de motor extra para as nossas bicicletas... (vejam o vídeo e comprovem o que digo aqui... :))

 

O regresso foi muito mais rápido, não só pela força extra graças às Clarinhas, mas essencialmente pelo agora amigo vento que nos dava pelas costas, uma caracteristica sempre presente nesta costa litoral do Norte do País. Fizemos uma paragem pela Póvoa para mais um convívio entre todos e retomamos o caminho novamente agora com a parte mais ondulada pela frente a partir de Vila do Conde. Sem grande dificuldade o grupo lá chegou entre as 19h00 a Leça do Balio-Matosinhos com a sensação de se ter passado uma boa tarde de desporto e de aventura, satisfeitos mas a pedir por mais para breve...  

Enduro às Clarinhas de Fão, album de fotos clicar AQUI.

 

tags:
publicado por Abrasar às 23:57
favorito | |  O que é?