Freguesia de Santos Evos vai ter circuito oficial de BTT em 2013

A partir do próximo ano a freguesia de Santos Evos, no concelho de Viseu irá ter um circuito oficial de BTT composto por 30 quilómetros com seis rotas que passarão em várias aldeias do concelho.

 

Fernando Rodrigues, presidente da Junta de freguesia explicou que nos últimos anos muitos praticantes desta modalidade se tem deslocado frequentemente à freguesia, mesmo sem haver nenhum circuito marcado.

 

Sendo assim no início de 2013 todos os praticantes de BTT poderão deslocar-se à freguesia de Santos Evos onde iram encontrar um circuito dividido em seis rotas diferentes, que passaram pelas aldeias de Carragoso, Sernada, Dornelas, Remonde, Corvos-á-Nogueira, Santos Evos e Pinheiro.

 

“Este é o único circuito de BTT do género no país. Há centros de BTT, mas este é um conceito diferente. É uma zona rural, abrange uma freguesia e tem seis rotas”, começou por dizer Fernando Rodrigues às notícias de desporto.

 

“É uma forma de dinamizar o comércio local, porque todo o percurso passa junto de estabelecimentos comerciais, como cafés e mercearias", acrescentou o presidente da junta.

 

Fernando Rodrigues afirmou ainda a importância deste projecto a nível da prevenção dos incêndios florestais, uma vez que irão ser limpos vários caminhos e que em caso de necessidade poderão ser usados pelos Bombeiros.

 

“Dos 30 quilómetros do nosso circuito, 20 são em mancha florestal. E muitos caminhos florestais já há mais de 30 anos que não eram limpos, o que dificultava muito a vida dos bombeiros”, acrescentou.

 

Sobre o percurso Fernando Rodrigues disse ainda às notícias desportivas que quem decidir utilizar este circuito poderá encontrar ao longo do trajecto: “ar puro, a naturalidade da água das nascentes das serras e fontes antigas, as águas cristalinas da ribeira de Dornelas e do rio Sátão e o recanto fluvial situado em Corvos-à-Nogueira.”

 

Referir ainda que serão colocados painéis sobre as rotas, cada um assinalado com uma cor diferente, que indicará o grau de dificuldade, a elevação, as distâncias e o declive máximo e médio.

publicado por Abrasar às 22:06
favorito | |  O que é?