Ori BTT Campeonato do Mundo 2010 em Portugal.


A orientação é uma actividade muito aliciante e recompensadora para quem a pratica. Com uma adesão de ano para ano cada vez maior de participantes em provas onde se misturam os atletas de alto nível de competição, com outros de lazer nas classes abertas com níveis de dificuldade há escolha, cativa famílias inteiras desde os avós aos netos.
Agora com esta notícia é caso para se dizer que a Federação Portuguesa de Orientação juntamente com os clubes aderentes, está a fazer um trabalho exemplar na divulgação não só da orientação como também do ciclismo na vertente do BTT e também na promoção do que existe melhor em Portugal...

Segue a notícia  da FPO sobre o evento a realizar no Alto Tâmega e Barroso em 2010:
 
Campeonato do Mundo de Orientação em BTT 2010

A FPO – Federação Portuguesa de Orientação foi seleccionada pela IOF–International Orienteering Federation para a organização do 8º Campeonato do Mundo de Orientação em BTT que será disputado no Verão de 2010. É a primeira vez que Portugal organiza um Campeonato do Mundo de Orientação de Elite, mas vem na sequência das boas organizações que têm sido desenvolvidas nesta modalidade nos últimos anos, onde se destaca o Portugal O’Meeting (este ano decorrerá de 2 a 5 de Fevereiro no Algarve), várias provas a contar como WRE – World Ranking Event, e que culminará com a organização de 28 de Junho a 6 de Julho deste ano, do WMOC’08 – World Masters Orienteering Championships que trará cerca de 4.000 participantes à região de Leiria.
Para a organização deste evento, a FPO escolheu a região do Alto Tâmega e Barroso, promovendo uma zona com excelente potencial para a prática de BTT conjugada com uma área natural de grande interesse paisagística e cultural propícia para a prática de Orientação  resultando assim numa zona com óptimas condições para a disputa deste evento ao mais alto nível mundial de Selecções de Elite de Orientação em BTT. De modo a estarem reunidas todas as condições organizativas e logísticas a FPO e a Câmara Municipal de Montalegre estabeleceram um Protocolo que garante o compromisso de ambas as entidades na organização deste Campeonato do Mundo, e que permitirá à vila de Montalegr  ser durante uma semana o centro do evento desta prova mundial.
Estarão presentes dezenas de selecções de Orientação em BTT de todo o mundo em Montalegre, com equipas de até 16 atletas (8 masculinos e 8 femininos), prevendo-se um número de cerca de 400 atletas do topo mundial inscritos.
O evento será constituído pelas seguintes provas, a disputar nos diferentes dias da semana:
- Final de Sprint
- Final de Distância Média
- Qualificatória para a Final de Distância Longa
- Final de Distância Longa
- Prova de Estafetas – 3 atletas por selecção

A assinatura formal deste protocolo irá decorrer este domingo, dia 20, pelas 13 horas, no Parque Natural do Alvão – Trás-os-Montes, entre as aldeias de Muas e Lamas de Olo, a norte de Vila Real, em complemento e antecedendo a cerimónia de entrega de prémios da prova da Taça de Portugal de Orientação Pedestre Caminhos do Alvão a disputar este fim-de-semana nesta zona, numa organização do OriMarão (http://www.orimarao.pt/orimarao/inicio.html).
A assinatura deste protocolo será celebrada pelo presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Prof. Fernando Rodrigues e pelo presidente da FPO, Augusto Almeida, à qual se seguirá uma breve conferência de imprensa.

O Gabinete de Comunicação da Federação Portuguesa de Orientação
Federação de Portuguesa de Orientação
Rua José Valentim Mangens, lote 3 – r/c A
Apartado 2 – 2644-909 Mafra
Telefone / Fax: 261 819 171
comunicacao@fpo.pt
tags:
publicado por Abrasar às 11:13
favorito | |  O que é?