Ricardo Marinheiro o Português Pequenito do BTT

Ricardo Marinheiro é um jovem que tive a honra de conhecer o ano passado na prova de Leça do Balio (Campeonato Regional do Porto 2007) onde o Abrasar esteve envolvido na organização.
Na altura corria na categoria de cadetes sendo campeão nacional em título da classe. De aspecto franzino e pequenino, cativou-me imenso pela humildade e pela simpatia demonstrada da sua opinião sobre a organização desta prova e dos seus participantes adversários (tendo vindo de prepósito de Lisboa para participar). Mas o seu aspecto físico esconde realmente uma força e garra enormes na agressividade com que ataca os trilhos de bicicleta.
Se os entendidos sobre BTT dizem que a modalidade precisa de referências, o Ricardo Marinheiro já passou essa fase...

Para mim o jovem junior Ricardo Marinheiro é já um IDOLO do BTT Nacional.


É pois a razão deste post dar a conhecer este jovem atleta, na esperança de que o seu nome fique conhecido e, da parte do Abrasar ficará a vontade de informar sempre que possível a carreira desportiva deste atleta.
Neste âmbito seguem a seguir algumas notícias muito recentes com videos das suas participações em eventos ciclisticos no Algarve (ciclismo de estrada), na Suíça em Espanha e o link do seu sítio pessoal no Hi5, afinal é um jovem como todos, mas neste caso a servir de exemplo e a honrar o nome do seu país além fronteiras... Ricardo Marinheiro o Português Pequenito.

Sítio no Hi5: http://scaleltd.hi5.com

Tópico no Forum BTT dedicado ao Ricardo Marinheiro:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,35149.0.html



Grande Prémio Massi CC Internacional BTT Banyoles XC  17-02-2008
2º lugar Junior




1ª prova Taça Portugal Castro Marim  02-03-2008
1º lugar Junior




1ª prova Open de España Maxxis XC  16-03-2008

2º lugar Junior. O nº do Ricardo é 251.
Palavras do Ricardo: O Umbert hoje estava muito forte. Andamos muito depressa. No final ataquei forte e ganhei vantagem suficiente, mas depois um veterano atrapalhou-se e permitiu a colagem do Umbert novamente e acabamos a pé a dar tudo, onde ele foi mais forte. A próxima prova é em Girona onde corri em cadetes o ano passado, e num circuito mais ao meu jeito, com 5km de subida, vou “pedir” a camisola de líder ao Umbert.
Crónica da prova em:
 http://www.rfec.com/vistas/noticias/cronica.aspx?id=2923
Video:



Ciclismo de estrada   

XIV Volta ao Município de Loulé, primeira corrida por etapas da época 2008 para o escalão júnior,
disputada entre 20 e 22 de Março.
Palavras de Paulo Marinheiro: Ricardo a defender bem a honra e o nível do XCO nacional no confronto com os melhores atletas nacionais e espanhóis de estrada no maior prémio nacional para juniores, o Prémio Internacional de Loulé, chegando na 1ª etapa no pequeno grupo perseguidor da fuga de 2, entre os quais o líder Amaro Antunes, na 2ª etapa chegando no restrito grupo da fuga que acabou ao sprint, e à tarde fazendo um fantástico 12º lugar no contra relógio individual de 20Km, estando neste momento e à entrada da ultima etapa de 111km num fantástico 10º lugar à geral, sendo o 2º classificado de 1º ano, isto num atleta sem experiencia quase nenhuma na tácticamente exigente estrada de alto nível. A frase gira dos adversários da frente, os bravos e antigos do pelotão é:  "...pequenito, o que é que estás a fazer aqui na frente...!!!???...". Isto num pelotão que começou com mais de 120 juniores.




12º Lugar na 1ª etapa da Swisspower Cup


Palavras de Paulo Marinheiro: Partir algures em lugar 60... ficar preso no transito de 110 juniores, com todos os melhores do mundo (dos 10 primeiros, dalí, sai o campeao do mundo deste ano), franceses, alemaes, italianos, polacos, etc... tudo mesmo lá, fazer dezenas de sprints fora do trilho para passar pessoal, com o que isso implica em desgaste em excesso e inconstancia de ritmo, e no final acabar em 12º, é fantástico e muito motivador para o Ricardo, pois se corre a próxima (o que nao vai acontecer pois preferimos fazer Girona, senao ficavamos lá a viver 6 meses) já arrancava com eles e palavras do Ricardo; "...no final podia nao ganhar...nao lhes largava a roda...".

Mas a vida de um atleta com parcas condiçoes que vive no extremo da europa, obriga a fazer 2500km em 2 dias seguidos de viagem numa autocaravana e chegar as 2 da manha... 5 horas antes da partida, e se fizesse a 2ª corrida chegava cá, já as aulas tinham acabado... Ao contrário, os atletas franceses, eslovenos, ingleses e a grande maioria, deslocou-se com... as suas federaçoes, chegando ao cumulo de ver a carrinha da federaçao francesa e a da region de lorraine (associaçao de lorraine, a do Absalon) que apesar de estar lá a da federaçao, levou os seus putos sem falar dos suiços que vivem lá! A vida desportiva do Ricardo vai continuar a ser feita a solo (ou quase, pois o unico apoio que tem vem da BTRILHOS) e com muita garra, mas da próxima de aviao... ou se calhar tem que ganhar juizo e passar-se para a estrada que a nossa federaçao leva os juniores a todas as provas do torneio das naçoes, mais campeonatos do mundo, mais da europa, mais tudo e mais alguma coisa... mas o tipo ama este desporto em portugal mal amado por quem o deveria apoiar... e sente bem no pelo a diferença e o abandono... olhando para os estaminés das outras equipas e federaçoes...
Abraços do Ricardo a quem lhe dá watts para puxar forte, aqui no forum... e até Girona!
Paulo Marinheiro


2ª prova Open de España Maxxis XC  6-04-2008
1º Lugar de juniores ...
Vejam o video. O numero do Ricardo Marinheiro é o 202.

Por aqui termino com a esperança de ver o jovem Ricardo Marinheiro brevemente como já anunciado numa prova do Regional do Minho. Lá estarei com outro jovem bem mais novo mas também franzino, pequenino a que eu já o chamo de Fininho e que é o meu filho Xiquinho que também corre na classe dos infantis pelo BTT Matosinhos...

No Abrasar fica na secção dos link`s favoritos (barra do lado direito) o endereço directo para o tópico no Forum BTT sobre o Ricardo Marinheiro para consulta.

publicado por Abrasar às 11:38
favorito | |  O que é?