Férias de Verão engordam as crianças...

 

obesidade_infantil.jpg

 

Numa altura do ano em que o corpo consome mais energia no seu arrefecimento por motivo do calor e de dias maiores para andar ao ar livre, poderia ser uma excelente oportunidade para crianças pré-obesas e obesas de perder peso, admirávelmente vários estudos comprovam que acontece o contrário! 

 E conhecendo a realidade concordo que fazem sentido esses estudos, pois acredito que os pais também vão reconhecer e compreender alguns factores responsáveis por este aumento de peso e que passo a especificar:

 

  • Alteração da rotina diária, que implica com frequência maiores tempos de repouso, acesso à televisão e jogos de computador.
  • Inexistência de programas de atividade física com os familiares ou amigos, assim como a quebra da atividade realizada diariamente na escola ou extra-escolar.
  • Os avós ou outros familiares disponibilizam sem querer, alimentos que estão restringidos na maior parte do ano, como gelados, sobremesas, doces, bolos.
  • Os avós que ficam com o cuidado dos netos nos dias de férias tendem a querer mimar os mesmos e não cumprem as regras que os pais seguem, aconselhados pelos médicos. Muitos não têm noção do que é a obesidade infantil, porque sempre ouviram falar de passar fome, não de excesso de peso.
  • Também os jovens que ficam em casa nas férias tem o acesso facilitado à comida em casa, muitas vezes de elevado valor energético ( como bolachas, barritas energéticas, chocolates ou refrigerantes com excesso de açúcar), nas pausas de atividades pouco exigentes fisicamente.

 Completando este artigo faz sentido rever o vídeo da "apcoi-Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil", que apesar de ser de 2011 resume ainda a realidade actual dos habitos da nossa sociedade.

 

publicado por Abrasar às 12:39
favorito | |  O que é?