Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

ABRASAR

As crianças praticam desporto pelo prazer e pela satisfação que lhes proporciona e o ganhar é apenas uma parte da sua motivação. Nunca ralhem com os jovens por cometerem erros ou por perderem uma competição. "Treino de Jovens"

As crianças praticam desporto pelo prazer e pela satisfação que lhes proporciona e o ganhar é apenas uma parte da sua motivação. Nunca ralhem com os jovens por cometerem erros ou por perderem uma competição. "Treino de Jovens"

A importância do treino na rapidez do gesto de pedalar.

Nas crianças é intuitivo se a bicicleta não tiver mudanças... Com uma unica roda livre as crianças de forma simples aprendem a desenvolver a velocidade gestual quando a bicicleta toma grande andamento numa descida, desenvolvem a força quando a mesma apanha uma pequena inclinação e se a subida for mais inclinada aprendem a desmontar da bicicleta e depois a montar, com o objectivo futuro de o fazerem em andamento... É claro que este treino só irá trazer resultados quando o criança for jovem atleta e mais tarde adulto... Mas infelizmente vejo constantemente pais iludidos com resultados imediatos a equiparem os seus filhos com bicicletas iguais para adultos... Há que ter a consciência de que as crianças NÃO são adultos em ponto pequeno... 

 

Ciclocrosse Taça Nacional 1ª etapa Paredes

IMG_3372.JPG

 Desde que fazia estrada, o ciclocrosse nunca me entusiasmou, gostava e deslocava-me de bicicleta para o ver, decorria o tempo áureo do Venceslau Fernandes.

Contudo no meu atual clube União Ciclista de Vila do Conde, tem sido tradição praticar esta vertente do ciclismo desde o primeiro ano que o seleccionador de BTT, Pedro Vigário incentivou e fomentou novamente a tradição de praticar o ciclocrosse desde 2011...

 

Apesar de já ter colaborado na organização de provas de ciclocrosse da Taça de Portugal, só este ano, motivado pelo envolvimento contagiante dos jovens e atletas da equipa de XCO do clube é que me habilitei a participar pela primeira vez.IMG_3373.JPG

 

Foi uma aventura interessante tendo em conta que montei uma bicicleta (a que chamo de arcanho) à pressa no dia

anterior da prova e só a experimentei no dia seguinte no circuito de Paredes. Fiz a volta de reconhecimento e a ... corrida de três voltas na classe de Open e... não só consegui acabar a prova como até consegui um honroso 6º lugar. 

classificação.JPG

 

 

Achei giro e na minha opinião junta o melhor dos dois mundos, o cross-country do BTT (XCO) e o ciclismo de estrada. Consegui habituar-me ao tipo de condução e achei, apesar de ser exigente a nível técnico na condução e na transposição dos obstáculos onde os atletas mais habilitados faziam a diferença, como dizia, achei ser menos perigoso no caso de quedas. É verdade que se correu com tempo bom para altura da época, não sei como será com tempo de muito frio com chuva.

 

 A nível físico como preparação de pré-época, fiquei com a opinião de ser muito bom para se adquirir a força essencial nesta altura, contudo a nível de ritmos cardiacos foram um bocado altos, mas penso que originados por este circuito e como as provas são curtas em tempo, não vai estragar a nossa preparação...

 

 Aconselho, e da minha parte em 2015 contem comigo no pelotão dos Veteranos C... que andam para mundial... !!! Eu vi... 

 

 A próxima etapa da Taça de Portugal é agora em Gondomar dia 30 de Novembro, ver calendário AQUI.

A importância das rodas para jovens campeões

Efectivamente quem tem filhos ou treina jovens, sabe perfeitamente que é difícil encontrar bicicletas com pesos justos para a força dos pequenos... Eles são uns autênticos herois só pelo facto de andarem nas bicicletas com pesos que os adultos reclamavam logo se as utilizassem.

 

Na minha opinião se quiserem ajudar neste aspecto os vossos campeões, sugeria uma atenção nas rodas geralmente com pneus, câmaras e aros pesados. Não esquecer que uma grama retirada numa roda corresponde na realidade a duas gramas por motivo das forças de movimento que aumentam a resistência. Os jovens privilegiam os arranques e viragens rápidas assim como a destreza e neste aspecto umas rodas mais leves ajudam bastante a sua natural evolução.

 

Como mostram as imagens da bicicleta de uma jovem infantil, sugeria por exemplo a mudança para uns aros ZTR Alpine Notubes que permitem a utilização de uns pneus tublesses através de um kit com selante, valvulas e fita amarela Rim Tape. Mais informações em Raiz Aventura.

 

 

Gerês Extreme em Vila do Conde – 8, 9 e 10 de Agosto

 
Atreve-te...  – Gerês Extreme tem como objectivo atravessar toda a região do Minho no norte de Portugal e ligar o litoral à fronteira com Espanha.

Após a primeira etapa que consiste num prólogo em ambiente urbano e natural junto ao Forte de S. João, o dia seguinte proporcionará aos participantes uma aventura que une a costa à fronteira  com Espanha. 

Após retemperadas as forças no Gerês, far-se-á o regresso à praia no dia seguinte...

 

http://viladocondegeresextreme.pt/

https://www.facebook.com/ViladocondeGeres?fref=ts

 

Etapa 1

 

Etapa 2

Algarve Bike Challenge 2014... o nosso rescaldo.

Em qualquer prova todos os atletas que a terminam sofrem de igual modo, a dureza da mesma é igual para todos, a diferença é que os mais rápidos a fazem em menos tempo... ;)

 

Cinco estrelas, nível muito alto de organização, competição top, fomos uma equipa certinha sem percalços de maior com uma classificação final nos 100 primeiros (88º lugar) num universo de 240 onde o grande desafio é realmente completar a totalidade do evento.

Sou suspeito porque sempre disse e afirmo que o Algarve é a melhor zona do país para praticar BTT, mas podem ver a opinião geral dos participantes e com esta organização o nível deste tipo de evento ficou muito alto mesmo.

Obrigado Carlos Vigo, um companheiro cinco estrelas também. É muito bom fazer estas corridas em equipa.

 

A seguir um resumo em imagens e videos com imagens da nossa equipa ASC / FocusTeam:

 

Ábum de fotos clicar AQUI.

 

Vídeo do Vítor Gamito, aparecemos ao minuto 19'50''.

 

Maratona BTT Fafe – Lameirinha realiza-se no dia 8 de Março

 

Realiza-se no próximo dia 8 de Março, a Maratona BTT Fafe - Lameirinha, no âmbito do Fafe Show Bike, um evento dedicado aos amantes das bicicletas.

 

Este evento que irá ser levado a cabo pela Gigagraf - Eventos, irá realiza-se no concelho de Fafe, com a partida e a chegada da prova a ser no parque da Cidade de Fafe.

 

Referir apenas que a Maratona BTT Fafe - Lameirinha, está aberta a todos interessados, atletas federados e não federados, a organização prevê ainda as categorias de lazer e de paraciclismo, sendo que serão realizados dois percursos, um de Meia - Maratona e outro de Maratona.

 

Sendo que a maratona terá uma distancia total de 60 quilómetros (1500 de acumulado), e a Meia- Maratona terá uma distancia de 40 quilómetros (1100 de acumulado).

 

A Maratona BTT Fafe -Lameirinha é uma das apostas desportivas da cidade de Fafe para o ano de 2014.

 

Saiba ainda que o valor da Maratona e Meia-Maratona é de 10 euros para atletas federados e de 12,50 euros para não federados, sendo que para atletas de paraciclismo a inscrição é gratuita. Referir que este valor inclui seguro, dorsal, reforços, lavagem de bike e banhos. Os atletas poderão fazer as suas inscrições da Associação de Ciclismo do Minho e poderão ainda escolher a opção de almoço.

 

A Maratona BTT Fafe irá ser organizada pela Gigagraf - Eventos e terá ainda o apoio da Câmara Municipal de Fafe, a Naturfafe, Associação de Ciclismo do Minho, a Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Bike Magazine, Jornal O Jogo, CA, Intermaché e Arrecadoces da Quintã.

 

Referir que poderá assistir a várias a provas de ciclismo internacional e outras modalidades no site da bet365

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Escola de ciclismo

Clicar para ir ao site

Clicar para ir ao site

Links

Baú do Abrasar

Tempo, o mais visitado.

Entidades. Os oficiais.

Competir, outros Spots.

Sábios do ciclismo.

Experts no On line

Escolas de Ciclismo

BIKE POLO

Movimento bicicleta

Organizadores das provas

Atletas. Paixão pelo máximo.

Competir? Também, claro.

Treino - Oficina

Fóruns. blá, blá...

Favoritos.

Duros das Single Speed

Pedalar, um vício.

Amantes da Montanha.

Agua, a razão de tudo.

Fervorosos Activistas

GPS

Mapas

Turismo - Itinerários

Favoritos por aí perdidos.

Comerciais. Os Sortudos. ;)

Material usado.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2006
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2005
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D